Olá, meu nome é Elaine Ribeiro, sou agricultora e terapeuta Ayurveda. Comecei minha jornada em direção ao autoconhecimento (ao menos conscientemente) em janeiro de 2013 quando fiz meu primeiro curso de meditação Vipassana segundo S. N. Goenka, foi uma experiência extremante transformadora. Eu cursava Farmácia-Bioquímica, mas desde os primeiros semestres já sentia que aquele não era o meu caminho, fui levando, fazendo sempre o melhor que podia, mas em determinado momento senti que já não podia mais, foi quando fui conversar com uma professora pela qual tinha grande apreço, lhe falei sobre minhas incertezas sobre o curso e ela me sugeriu ficar mais um pouco, disse que no começo é assim mesmo, demora até nos encontrarmos, fiquei. Mas depois de 1 ano e meio, já estava no 7° semestre a esta altura, de fato, já não conseguia mais, tudo foi ficando muito difícil. Foi quando sentei meu primeiro curso de meditação, e tive reações muito fortes, físicas mesmo, surgiram manchas vermelhas por todo o meu corpo que coçavam muito, tive febre, dores de cabeça e pensei: pronto, só o que me faltava, vou morrer aqui! Como era janeiro estava chovendo horrores e o acesso ao local do curso era por uma estrada de terra muito ruim, imaginei que nenhum taxista em sã consciência iria até lá, então fugir parecia uma possibilidade remota, assim acabei ficando e foi a melhor coisa que me aconteceu. Depois de alguns poucos dias todas as sensações haviam desaparecido completamente como se nem ao menos tivesse acontecido, eu havia conscientemente experimentado a impermanência na estrutura do meu próprio corpo de forma tão viva que essa experiência transformou toda a minha visão de mundo e de mim mesma. Voltei e tranquei a faculdade, fui fazer aulas e formação em Yoga, experimentei algumas técnicas de terapias integrativas até que descobri a Ayurveda. E no momento em que encontrei a Ayurveda meu coração se encheu de alegria, porque aquilo era o que eu esperava ter encontrado quando fui cursar Farmácia, uma visão comprometida com a saúde e não tão focada sobre a doença. E, como todos sabemos, a vida acontece! E no desenrolar desse fluxo da vida, tive a oportunidade e o privilégio de vir morar na roça e viver integrada com a natureza. Foi um presente do universo ao qual sou extremamente grata. Aqui pude aprender tanto sobre tantas coisas, pude vivenciar a Ayurveda de uma maneira bastante singular porque, para mim, praticar Ayurveda é estar em um equilíbrio dinâmico e muito sutil com as forças da natureza interna e externa. E é claro que segui com a prática de meditação ao longo desses 12 anos, não só quando sento um curso ou me sento na almofada para meditar, mas procuro estar presente em todos os momentos e é essa prática que realmente me sustenta e me guia a todo instante, obviamente é um exercício e nem sempre estamos atentos a tudo, mas fazer esse movimento permite que nossa mente vá ficando mais estável e presente.
Assim a proposta desse espaço é compartilhar com vocês um pouco dessas experiências e do conhecimento que adquiri no decorrer desses anos, seja através de postagens aqui no blog ou dos atendimentos individuais online. Aqui falarei sobre Ayurveda e Sustentabilidade, pois para mim são temas indissociáveis.
Fiz minha formação como Terapeuta Ayurveda com a Escola Yoga Brahma Vidyalaya, onde também curso Kayachikitsa (Clínica Ayurvédica) e atualmente estudo Gestão Ambiental.
Conheça mais sobre nosso trabalho como agricultores no vídeo abaixo, gravado pelo Chico Abelha: